O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente a 25 de novembro.
O seu propósito é alertar para este grave problema que atinge as mulheres. “A violência exercida contra as mulheres e raparigas representa uma violência contra toda a humanidade e é certo que apesar das campanhas, ainda estamos longe de vencer este desafio. A violência contra as mulheres manifesta-se em qualquer lugar, não existindo um lugar seguro, nem mesmo em casa. As mulheres são vítimas de violência tanto na sua própria casa como no local de trabalho, nas escolas e universidades, na rua, em situações de trânsito e migração, e cada vez mais na Internet, através da violência em linha e do incitamento ao ódio.
A dimensão do problema continua a ser bastante alarmante: na Europa, uma em cada três mulheres já foi vítima de violência física e/ou sexual; na UE, praticamente todas as vítimas de tráfico para fins de exploração sexual são mulheres ou raparigas”.
A Comissão para a cidadania e igualdade de género promove regularmente campanhas informativas sobre o tema.
Partilhamos dois vídeos dessas campanhas para veres e refletires sobre o assunto.
#EuSobrevivi – Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Violência Doméstica (2020)
Campanha de prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica que desconstrói ditados populares, com o intuito de enfatizar a necessidade de envolvimento de todas as pessoas nesta luta e realçar que a violência não é assunto privado.
Depois de visionados, os vídeos podem ser o ponto de partida para um debate de ideias e troca de opiniões.